Ranking de Internacionalização das Empresas Portuguesas (RIEP)

Ranking de Internacionalização das Empresas Portuguesas (RIEP)

...

by LCG, Fevereiro 2019


LCG no Ranking de Internacionalização das Empresas Portuguesas (RIEP) pelo 4º ano consecutivo

 

A LCG continua com uma sólida presença internacional, ao contar com presença em Angola, Moçambique e Colômbia, para além da sua sede em Portugal. Nos últimos dois anos, a LCG duplicou o número de colaboradores dedicados ao mercado internacional oferecendo agora serviços regulares de consultoria em 13 mercados internacionais.

 

“Como objetivo a médio e longo prazo, pretendemos fortalecer a nossa presença nos países onde já desenvolvemos operações e reforçar o nosso negócio noutros territórios, nomeadamente no Centro da Europa e na América Latina”

Pedro Rebelo, CEO da LCG

 

O RIEP é uma iniciativa do INDEG- ISCTE em colaboração com o Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da Fundação Dom Cabral, com o apoio da AICEP Portugal Global. Tem como objetivos gerais:

  1. Monitorizar o processo de internacionalização das empresas portuguesas e ordená-las de acordo com o seu grau de internacionalização;
  2. Divulgar e dar visibilidade a um conjunto de indicadores que reflitam o grau e a evolução da atividade internacional das empresas portuguesas;
  3. Caracterizar as estratégias de internacionalização das empresas portuguesas e as principais praticas de gestão que as suportam;
  4. E promover a criação de conhecimento relevante para o desenvolvimento da dimensão internacional das empresas portuguesas.

A iniciativa tem como critérios de elegibilidade para as empresas:

  • Possuir capital controlo maioritariamente português;
  • Deter presença física no estrangeiro a partir de subsidiárias tais como:
    • Escritórios de vendas;
    • Depósitos e centrais de distribuição;
    • Unidades de montagens
    • Unidades de prestação de serviços
    • Agências bancárias;
    • Centros de investigação e desenvolvimento
  • Não são considerados elegíveis empresas somente exportadoras ou que atuaram no estrangeiro através de representações ou parcerias sem participação no capital.

Para além da LCG, constam ainda do ranking empresas somo a INAPA, Caixa Geral de Depósitos, Mota Engil, Hovione, BIAL, Frulact, TAP, Wedo Technologies, entre outras.